Como calcular o preço de venda dos produtos da minha padaria

07.03.2022 | Categoria: Dicas, Novidades

Saiba precificar pães e outras delícias sem comprometer o lucro da sua empresa.

O sucesso do seu empreendimento depende da satisfação dos seus clientes e, para isso, muitos fatores devem ser levados em consideração: localização, atendimento, qualidade do produto e, claro, o preço. Porém, na hora de estipular os valores, surgem muitas dúvidas, que nós vamos te ajudar a esclarecer. Confira abaixo algumas dicas sobre como precificar a mercadoria corretamente, para que os clientes fiquem satisfeitos e o seu estabelecimento consiga chegar no final do mês com as contas em dia. Vamos lá!

CONHEÇA SEU VALOR

O valor do produto é baseado nos benefícios que ele oferece, sendo assim, é algo pessoal, já que sua percepção depende da forma como cada pessoa enxerga o que lhe foi entregue. Por exemplo, uma caixa de bombons decorada vai entregar mais valor ao consumidor que busca por um presente do que uma embalagem mais simples. Isso porque, a percepção dos benefícios que aquele produto entrega, naquele estágio do consumidor, são muito mais significativos. Tendo isso em mente, podemos explorar os valores que agregam ao nosso cliente para que ele fique satisfeito a ponto de buscar pelo nosso produto independente do preço (valor monetário pago).

ENTENDA SEU PÚBLICO

Para explorar os valores da sua clientela, você precisa, primeiramente, conhecer seu público. Avalie quem frequenta seu estabelecimento prestando atenção na faixa etária, no gênero, na classe social e em qualquer outro detalhe que revele quem é esse cliente. Traçando esse perfil, você vai compreender melhor os motivos que levam aquela persona a escolher o seu estabelecimento: é pela comida, pela localização ou pelo atendimento? Respondendo todas essas perguntas, você estará pronto para, finalmente, começar a pensar em preço, já que terá uma visão clara de quem é seu cliente e de quanto ele está disposto a pagar.

PESQUISE A CONCORRÊNCIA

Não basta se adequar ao público, você também precisa entender a concorrência, isso porque, inevitavelmente, os clientes vão comparar os preços. O que justifica o custo dos seus produtos? Ao se questionar, muitos consumidores vão optar pelo estabelecimento mais barato, ou seja, o preço é sim fator primordial na escolha. Pensando nisso, é extremamente importante pesquisar quanto a concorrência está cobrando para propor um preço diferenciado ao seu público. Vamos lá: se na padaria do bairro o quilo do pão francês está R$15,00, você pode tentar vender por menos, o que atrairá um maior número de clientes. Porém, cuidado, não deixe que isso altere a qualidade do produto ou que, no final do mês, as contas não fechem.

COMO CALCULAR O PREÇO?

Para que uma empresa lucre, ela deve se atentar aos dados, colocando as informações todas no papel. Em outras palavras, tudo deve ser calculado, desde o saco de farinha até a embalagem. Sendo assim, anote todas as despesas do seu estabelecimento (contas de energia, gás, aluguel, salário dos funcionários, matéria-prima, etc.) elas serão muito úteis na hora de precificar a mercadoria. Os custos devem ser divididos em dois grupos:

  • Custo fixo: são os gastos relacionados ao processo produtivo, que não variam em função do volume de produção. Ex: aluguel, salário, etc.
  • Custo variável: são os gastos que variam em função do volume de produção ou de vendas.
    Ex.: matéria-prima, embalagens, possíveis desperdícios, etc.

 

Após registrar as informações, chegou a hora de pegar a calculadora. Nós vamos te ensinar uma forma de calcular o lucro líquido, que é o resultado da diferença entre o faturamento gerado pela venda dos produtos e os custos existentes. O preço deve gerar lucro satisfatório e não apenas manter o negócio girando. Muitas vezes, estamos trabalhando para pagar as contas, o que, em hipótese alguma, pode acontecer. Para evitar isso, utilize esse cálculo, é bem simples:

Custos (fixo + variável) + Lucro = Preço de Venda

Ex:
Custo fixo = 25
Custo variável = 25
Lucro almejado = 50
Custos + Lucro = Preço de Venda (total)
50 + 50 = 100 reais

Esse é o preço de venda de uma fornada de 100 pães, por exemplo, logo, precisamos calcular o valor da unidade. Utilize o seguinte cálculo.

Preço Total / Quantidade Total
100/100 = 1 real

Portanto, o valor unitário do pão será de R$1,00. Dessa forma, o empreendedor vai conseguir pagar os custos da produção e ainda lucrar o valor desejado.

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A Riviera Pães Congelados é uma empresa que está no seguimento de panificados a mais de 30 anos, acumulando experiência no setor. Hoje, trabalhamos com produtos congelados que facilitam o dia a dia e diversos estabelecimentos espalhados pelo interior paulista. Também oferecemos consultoria especializada aos nossos parceiros, auxiliando em todas as etapas da produção, desde a montagem da padaria, até a elaboração do cardápio e a precificação da mercadoria. Navegue por nosso site e saiba como se tornar um parceiro Riviera.

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